terça-feira, 23 de outubro de 2007

Ciúmes: Ter ou não ter, eis a questão?!

Começo esse Post Inicial falando de um sentimento tão comum que acomete até nós, mulheres modernas e bem resolvidas com os nossos próprios sentimentos. Sim, é ele: o ciúme. Aquele que nos atravessa a garganta, involuntário, esmagador e que por muitas vezes nos tornam pessoas piores. Há quem diga que os ciúmes são o tempero do amor, Sócrates o definiu como “ a dor da alma”, mas afinal, ter ciúmes é bom ou ruim?! Depende da medida. Todo mundo alguma vez na vida já sentiu ciúmes, tanto sua ausência como o seu excesso é prejudicial num relacionamento. O ciúme geralmente está ligado a pessoas de baixa auto-estima, inseguras, e que se acham incapazes de manter um relacionamento, ao contrário da pessoa segura, que se acha incapaz de ser trocada. O ciúme é um sentimento possessivo, imperialista. Tanto o amor quando o ódio funcionam como grandes bombas propulsoras de ações, já o ciúme não, nos paralisa. Um sentimento inútil que não nos acrescenta nada. Sofremos duplamente? Pelo ciúme em si e pela vergonha em senti-lo. Por muitas vezes transformamos a vida do nosso companheiro num inferno, imaginando coisas que não existe. Não vasculho, não remexo carteira, nem olho celular, e costumo dizer que faço isso porque quem procura acha. E mesmo não achando nada, e sem o menor motivo de fazer, tenho vontade e me envergonho por isso. Não proíbo de sair com os amigos, mas morro quando ele sai. É quase que incontrolável a tristeza e angústia que sinto. Permito-me senti-la sem interferir na vida de quem amo, e nesse tempo uso todo meu poder racional, lembro da mulher moderna e bem resolvido que sou, e pronto, passa como num passe de mágica. O principal passo de driblar o ciúme é reconhecê-lo ao invés de negá-lo. Falar com amigos ajuda, se concentrar em outras atividades também, ler bons livros, ver bons filmes, e reconhecer que não somos donos de ninguém e ninguém é dono da nossa felicidade. Somos livres.

Até o próximo assunto.

8 comentários:

Labelle® Paz disse...

Obrigada pela visita!

MaxReinert disse...

Ignorar???
Quem dera que cada visitante meu pudesse escrever "meio" comentário que vc escreveu!!!
Muito obrigado pela visita e vou ficar atento ao seu novo espaço... Começou falando de um tema cabuloso!!!
Ciúme é fogo!!!
Mas, as vezes, tão necessário!!!

Anônimo disse...

Oi,

De mulher para mulher?!

Então deverei assinar o comentário com minha porção feminina?

rs...

O ciúme é o câncer do amor.


Desejo boa sorte a este blog!

Principalmente porque aqui se vai defender a Liberdade.

Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as.

Abraços, flores, estrelas.

Gabriela Martinez disse...

Ciúme faz bem pro ego do seu alvo. E mata o de quem sente.

Emanuelle Rodrigues disse...

curti o blog

beijos

Camila disse...

amiga, amei o blog...mt bom! podia colocar vários assuntos que mts mulheres têm dúvidas para ajudar e discutir sobre. E quanto ao ciúmes, acho que deve ter sim, mas na medida certa! O ciúmes é bom para o outro perceber que vc se preocupa com ele, mas nunca exagerado pq atrapalha! Bjos!

Anônimo disse...

lindinha...amei seu blog...sobre o post acho que concordo com você.Sobre ser mulher moderna e tal..sei não viu..conseguimos a liberdade financeira mas ainda temos que evoluir(cada mulher uma medida)a respeito da liberdade emocional.Ainda somos muito dependentes nesse quesito e nos magoamos demais quando um homem frusta-nos naquela velha expectativa de relacionamento..bjs sucesso miga^^

Milla disse...

Achei aqui procurando um consolo para o ciume. Eu sinto vergonha, sinto dor por sentí-lo. Ao mesmo tempo que acho que jamais seria trocada, por etnender que sou tranquila, legal e o que ele pode achar de melhor em uma namorada, muitas vezes me pego roxa de ciumes, pensando que ele é interessante e que por fazer já um tempo de relacionamento (mais de 4 anos) ele pode vir a ter alguns contatos que eu não saiba... Não o sufoco com isso, prefiro engolir, fingir que tá td certo, mas no fundo isso aperta o peito... por mais que ele demosntre que me ama... é ralado. Sentir ciumes é muito ruim e se existisse cirurgia, remedio, mágica, qualquer coisa para arrancá-lo de mim, eu faria.

Abraços!